Manual de aplicação

Ao perguntar a qualquer empresário se sua marca tem valor, provavelmente colheremos uma resposta positiva. Mas se perguntarmos a ele como faz para manter a integridade visual da sua marca, dificilmente responderá que uma das medidas é a padronização, a mesma necessária para programas de qualidade em diversos níveis da organização. 

Pois o Manual de Aplicação de Marca é uma ferramenta de gestão extremamente importante para garantir que seus elementos estejam corretamente e consistentemente reproduzidos em todas as mídias.

Desenvolver este manual é um esforço para as empresas, em termos de tempo e dinheiro. E naturalmente, proprietários e gestores de marcas precisam que suas empresas de publicidade, de design, relações públicas e web sigam suas recomendações à risca ao longo do tempo.

Atender aos padrões estabelecidos de design visual possibilitará a expressão consistente do principal ativo da marca – a sua identidade. Experiência de marca diz respeito a encantar os clientes. Quando os clientes ficam confusos com identidade visual de uma marca, o encantamento se quebra.

O desafio é manter estes critérios quando a tendência em identidade corporativa e design de marca avança para soluções mais flexíveis e adaptáveis.

Nós experimentamos isto constantemente, através das cerca de 20 marcas mundiais de luxo representadas pela joalheria Manoel Bernardes, nossa cliente, pois a cadeia de profissionais e empresas envolvidas é longa e nem sempre o fluxo das informações ocorre com naturalidade e eficácia.

Mas também vivenciamos o problema com marcas criadas por nós, que precisam ser aplicadas em diversas circunstâncias, em materiais e padrões técnicos distintos, muitas vezes fora do controle do marketing das empresas, ou mesmo do nosso.

Às vezes, recai sobre os criativos o estigma de que são indisciplinados – o que muitas vezes é verdade – mas nem sempre esta é a origem da má aplicação das marcas.

Gerenciar a expressão da identidade da marca ainda é um pré-requisito para a construção de valor da marca duradoura. Portanto, se sua empresa ainda não tem um bom manual de uso da marca, desenvolva-o.

Fornecer a orientação necessária para que parceiros mantenham padrões gráficos e usem elementos visuais da marca de forma eficaz pode ser fator preponderante para esta difícil tarefa ser bem sucedida.

por Lise Loureiro


Comments are closed.
* campos obrigatórios

Ops! O seu browser deve ser antigo. Experimente o nosso site em outro navegador. Vale a pena!